Se você é o anfitrião e resolveu assumir a missão de servir o vinho, não pergunte ao convidado se a quantidade está boa ou se ele quer mais e não encha a taça até o final! O correto é servir um terço da taça se o vinho for tinto, metade da taça se o vinho for branco ou rose e três quartos se for espumante ou champanhe.

Se você é o convidado, não levante a taça para receber o vinho! Deixe sua taça ao lado direito do seu prato (onde ela já deve estar) e a pessoa que está servindo irá até você.

Antes de provar o vinho, aguarde se o anfitrião irá propor um brinde e, ao brindar, mantenha contato visual com as pessoas com quem está brindando, além de ser uma questão de educação, diz a superstição que beber e não brindar dá sete anos de azar.
Quando lhe for oferecido mais um pouco de bebida, não cubra a taça com a mão para recusar, mesmo em situações informais ou entre amigos. Além de não ser um gesto educado, denota falta de boas maneiras. Para recusar, basta um aceno discreto ou um simples “não obrigada” a quem estiver servindo.

