
Independentemente de morar em um edifício ou em uma casa, ser um bom vizinho é ser solidário, discreto, educado e não incomodar os outros.
Nem sempre dá para fazer amizade com todos os vizinhos, mas uma relação harmoniosa e respeitosa é fundamental para a convivência em comunidade.
Sete dicas básicas para ser reconhecido como um bom vizinho:
1- Seja gentil e solidário. Cordialidade e empatia são bem vindas e demonstram educação.
2- Ofereça “um mimo” de boas vindas aos novos vizinho. Flores, frutas ou um bolinho, são boas opções para demonstrar carinho e atenção.
3- Evite comentar problemas que possa ter com algum vizinho, com outros moradores, porteiros ou empregados. Suas palavras podem ser distorcidas e colocar você em uma situação difícil. Se tiver uma questão a tratar procure o seu vizinho pessoalmente e fale o que está acontecendo. Peça colaboração para encontrar uma solução viável para ambos os lados.
4- Respeite a Lei do Silêncio. Evite música ou televisão em alto volume, máquina de lavar ou outros equipamentos ruidosos, principalmente após às 22h.
5- Seja paciente ao lidar com situações complicadas. Se o vizinho aparecer com uma reclamação, procure entender o problema e reaja com calma. Brigar com alguém quem você convive tão próximo irá gerar um clima desagradável por muito tempo.
6- Controle seus pets! Eles devem ser vacinados e ficar na coleira ou no colo quando estiverem nas áreas comuns. Se seu cãozinho é muito barulhento, contrate o serviço de um adestrador para que ele não perturbe seus vizinhos.
7- Cuide das áreas compartilhadas como salão de festa, piscinas, espaço gourmet e halls de entradas. Coloque o lixo nas lixeiras corretas e siga as regras do que pode ser descartado no lixo comum ou não, como substâncias químicas, óleo, pilhas, remédios etc.