“As vezes só precisamos de alguém que nos ouça. Que não nos julgue, que não nos subestime, que não nos avalie. Apenas nos ouça!”
Saber escutar é receber a mensagem do outro, compreender, analisar e responder adequadamente conforme a situação exige. Quando escutamos ativamente transmitimos à pessoa que fala interesse, educação e respeito.
A escuta ativa é uma maneira responsável, afetiva e atenciosa de estabelecer relacionamentos, evitar conflitos e construir relações saudáveis e harmônicas. Como qualquer outra habilidade, pode ser aprendida e requer prática constante.
Muitas vezes dificultamos a relação com clientes ou perdemos a oportunidade de manter relacionamentos duradouros com amigos e familiares pela falta de habilidade de escuta.

5 dicas que ajudam a desenvolver a escuta ativa:
1- Ouça seu interlocutor com atenção, evitando interrupções ou perguntas antecipadas sobre o que ele está falando.
2- Seja paciente com que fala muito devagar ou hesita ao transmitir a mensagem.
3- Cuide da sua linguagem corporal. Demonstre que você está ouvindo com gestos e contato visual. Acene com a cabeça, incline-se para frente e reaja ao que ele diz com alguma expressão.
4- Quando a pessoa fizer uma pausa, repita o que foi dito na forma de uma pergunta para ter certeza que está compreendendo bem a mensagem ou peça para que a informação seja reformulada se você não entendeu algo.
5- Permaneça ouvindo com atenção até que ela chegue ao final para fazer suas observações ou emitir opinião sobre o assunto tratado.
E por fim, aceite que cada pessoa tem sua subjetividade, uma forma de estabelecer o que é importante, angustiante, emocionante, fonte de alegria ou de nervosismo, então não fique tentando interpretar os fatos de acordo com seus próprios padrões.