Etiqueta à mesa

Como segurar a taça de vinho

Tradicionalmente o vinho é servido em taça com haste longa. Segurar uma taça de vinho não requer uma técnica especial, mas sim uma maneira adequada que é segurá-la pela haste e não pelo bojo.

Mais do que uma regra de etiqueta, segurar a taça de forma adequada ajuda na percepção das características, visuais, aromáticas e gustativas do vinho, por isso é muito importante segurá-la da forma correta.

Segurar pelo bojo, além de ser deselegante altera a temperatura do vinho com o calor transmitido pelas mãos e ainda ficam as marcas dos dedos que deixam a taça com uma aparência muito ruim.

Muita atenção à forma de segurar esta haste! A taça não vai fugir, logo você não precisa segurá-la envolvendo toda a haste com as mãos, segure-a delicadamente com os dedos. E se algum dia você ouviu falar que levantar o dedo mindinho ao segurar a taça é chique, por favor, esqueça!

Caso tenha este mau hábito e dificuldade para abandoná-lo, treine, treine bastante amarrar o dedo, colar um esparadrapo ou uma fita adesiva (rsrsrsrs), mas mantenha seu mindinho “colado” nos demais dedos.

Deixe um comentário