Comportamento e Boas Maneiras

E aí, vai um cafezinho?

Ah um cafezinho, que delícia! Para os amantes do café, quase impossível recusar um expresso ou mesmo um cafezinho coado na hora, bem fresquinho, não é mesmo?

Pode parecer bobagem, mas saber servir e saber tomar um cafezinho revela se você tem boas maneiras. Por isso é importante conhecer algumas regrinhas básicas de etiqueta para o café:

  • Quando for servir escolha a xícara adequada. É muito deselegante oferecer um cafezinho para seus convidados em copo ou xícara de chá.
  • A xícara deve sempre estar acompanhada do pires, com uma colher de café, sendo que o cabo da colher deve ficar voltado para a asa da xícara.
  • Ao receber a xícara de cafezinho, adoce o café a seu gosto, mexa com a colher sem fazer barulho, sem bater na borda da xícara e sem levar a colher à boca para provar o café. Assim que misturar o açúcar, coloque a colher sobre o pires imediatamente.
  • Quando o cafezinho for servido à mesa, seja educado e evite respingos na toalha. O café deve ser tomado pausadamente, a xícara nunca deve ser segurada com as duas mãos e jamais levante o dedo mindinho ao beber o café.
  • Em hipótese alguma assopre o café para esfriar. Caso perceba que está muito quente, aguarde um momento para que a temperatura fique apropriada e depois beba sem fazer barulho.
  • Mantenha a xícara no pires enquanto estiver falando. Não fale com a xícara na mão.
  • Ofereça sempre um cafezinho fresquinho e de boa qualidade para seus convidados. É uma prática muito apreciada terminar um almoço ou jantar com essa bebida deliciosa. O cafezinho pode ser servido na sala de estar ou na mesa posta, acompanhada de petit fours ou chocolatinhos. Mas lembre-se de não servir o café adoçado, ofereça adoçante ou açúcar para que desejar adoçar.

Deixe um comentário